Como usar o Google Analytics para tomar decisões estratégicas

Neste artigo, discutiremos como você pode tomar melhores decisões de negócios aproveitando o Google Analytics.

Vamos mostrar a você como o Google Analytics é importante quando se trata de maximizar o retorno do seu investimento em marketing, discutindo os seguintes tópicos principais:

  • O que é o Google Analytics e por que as empresas precisam dele
  • Integrando a plataforma de análise com o seu site
  • Como o Google Analytics pode informar as decisões de negócios
  • Como usar relatórios para obter insights e obter resultados
  • Maneiras avançadas de usar o Google Analytics

Veja também: Estratégias de marketing para pequenas empresas

O que é Google Analytics?

O Google Analytics é uma plataforma dentro do Google Marketing que analisa a atividade do usuário em sites. Fornecendo estatísticas sobre itens como duração da sessão, taxa de rejeição, páginas visitadas por sessão e muito mais. Entre muitos outros, o GA é mais potente quando usado com o Google Ads.

Ao observar como os usuários chegam ao seu site e como eles se comportam quando estão nele, você pode orientar sua estratégia de marketing on-line e importante para melhorar a quantidade e a qualidade dos visitantes do seu site.

Você também pode usar os dados para desenvolver a melhor maneira de converter os visitantes do site em leads. Ele ajuda você a identificar as páginas de melhor e pior desempenho do seu site e seu conteúdo.

Igualmente importantes são os dados demográficos dos visitantes do seu site. Além de seus movimentos, entender quem são os visitantes do seu site também ajuda a garantir que você esteja alcançando seu público-alvo.

Como usar o Google Analytics para tomar decisões estratégicas?

O Google Analytics coleta grandes quantidades de informações sobre o comportamento dos usuários na Internet.

Isso o torna um driver essencial da sua estratégia de marketing na web e do gerenciamento do seu site. Vamos dar uma breve olhada em alguns dos pontos de dados críticos que o GA pode fornecer.

Aquisição

De onde vieram os visitantes do seu site? Quais sites, campanhas do Google Ads ou mecanismos de pesquisa os trouxeram para seu site? O Google Analytics pode mostrar a você o número de visitantes que cada fonte produziu e quantos deles se tornaram leads respondendo a uma frase de chamariz em seu site.

Interação

Para garantir que seu site forneça uma experiência de visitante consistentemente de alta qualidade, é essencial entender como eles estão interagindo com ele. O Google Analytics pode informar quanto tempo eles passaram em cada página, bem como com o que eles interagiram nessa página.

Esta é uma informação extremamente útil porque se você está recebendo o que considera um grande número de visitantes, mas tem uma baixa taxa de conversão (visitantes concluem ações), pode haver problemas com seu site. Por exemplo, um formulário de contato pode não estar funcionando ou talvez você precise melhorar seu conteúdo.

Tempo

O Google Analytics mostrará quais horários do dia recebem mais visitas ao seu site. Com essas informações, você pode programar a publicação de novos conteúdos, como uma postagem de blog, quando é mais provável que seja lido.

Dispositivos

O GA permitirá que você veja que tipo de dispositivo estava sendo usado quando os visitantes acessaram determinado conteúdo em seu site. Com base nisso e nas informações relacionadas ao usuário, você pode selecionar as melhores opções para alcançar essas pessoas.

Localização do visitante

Essa é outra fatia importante de dados e tem dois usos principais. Se você está no processo de definição de uma estratégia de marketing, saber em que parte do mundo seus visitantes estão localizados pode ajudá-lo a adequar seu plano comercial ao mercado apropriado. Se você já configurou suas metas no Google Ads e segmentou locais específicos, pode verificar se está alcançando as pessoas certas.

Mas como começar a usar o Google Analytics em seu site?

Quer você tenha apenas um blog pessoal ou um site para o seu negócio, não adianta ter um site se ninguém consegue encontrá-lo. É aí que entra o Google Analytics.

É simples configurar o Google Analytics para o seu site. Basta seguir estes passos fáceis.

  1. Se você ainda não tiver uma, configure uma conta do Google.
  2. Faça login no Google Analytics e siga as instruções na tela para concluir a configuração.
  3. Cole o ID de rastreamento em todas as páginas do seu site.
  4. Configure suas metas do Google Analytics.

Depois que os dados analíticos começarem a aparecer , você começará a entender com precisão onde precisa melhorar o desempenho do seu site.

Se você usa um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), como o WordPress, geralmente é mais fácil instalar o plug-in do Google Analytics.

Especialmente se você tiver um site com muitas páginas, um plug-in pode economizar muito tempo porque você não precisará colar o ID de rastreamento em todas as páginas. A maneira mais simples de instalar um plug-in GA para WordPress, por exemplo, é se inscrever em um serviço terceirizado que cuidará disso para você.

Decisões e análises de negócios andam de mãos dadas

Vivemos em um mundo cada vez mais orientado a dados, por isso faz sentido usar os dados disponíveis para tomar a melhor decisão possível para o seu negócio.

Quanto melhor você entender seus clientes em potencial, mais eficientemente poderá movê-los pelo funil de vendas.

No entanto, você deve se lembrar que há dois aspectos. Você tem o período antes de o cliente chegar ao seu site e a experiência dele quando estiver nele. Em ambos os casos, há uma infinidade de dados para entender seu comportamento e suas intenções.

Se você não está confiante em usar o Google Analytics ou simplesmente não tem tempo suficiente para gerenciá-lo adequadamente, entre em contato com a W7 LEADS para saber como eles podem maximizar seu investimento em marketing e seu tempo.

Mais conteúdo:

www.w7leads.com

Compartilhe

Deixe um comentário